Rede: Login | Muito prazer | Media center | DST.AIDS

Professores aprendem a combater doença nas escolas

Pesquisa revelou que até junho do ano passado cerca de 148 mil jovens na Região Norte estavam infectados com o vírus HIV, indicador que assustou educadores do Estado. Para reforçar as ações preventivas já existentes nas escolas da rede estadual de ensino os Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) buscam sensibilizar profissionais de todo o Brasil para promover ações preventivas dentro das instituições de ensino.

Chamados para debater o assunto, cerca de 100 professores da Região Metropolitana de Belém participaram na manhã desta quinta-feira (29) do Seminário de Formação para Mobilização do Dia Mundial de Prevenção a Aids, no dia 01 de dezembro. Os indicadores da doença são ainda mais preocupantes porque os segmentos de maior incidência da doença está na faixa etária dos 13 aos 29 anos de idade.

O vírus leva de 8 a 10 anos para se manisfestar, o que leva a conclusão de que os jovens da Região Norte estão sendo infectados na adolescência e quando chegam à idade adulta têm a doença manifestada. Foi o caso de Hugo Soares, 22, que soube da doença há dois anos. Ele participou do seminário representando a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. “Trabalhamos com este grupo na região há três meses implementando ações positivas para pessoas que já possuem o vírus”, destacou.

Ao ser perguntado sobre o impacto em sua vida, ele respondeu que já se envolvia em grupos de combate e prevenção da doença e, ao saber, se “agarrou” ainda mais ao movimento que o auxilia assim como a outros jovens. Denize Bueno, representante do MEC, falou que ainda existem na sociedade tabus referentes a sexualidade, o que segundo ela, deve deixar de existir principalmente nas escolas, onde se encontram a maioria desses adolescentes. “O direito dos alunos em receber orientação sobre educação sexual deve ser garantido”, afirmou ela.

A Secretaria de Educação (Seduc) defende a causa e, a partir desta formação, os professores que participam serão futuros multiplicadores em suas instituições de ensino. De acordo com Flávia Souza, representante da Diretoria de Educação, Diversidade, Inclusão e Cidadania (Dedic), na Seduc, no dia 01 de dezembro estes profissionais farão mutirões nas escolas para orientar alunos e os demais professores que ainda não participaram da formação.

Fonte: www.seduc.pa.gov.br
Texto: Cora Coralina
Ascom/Seduc

Fotos: Pátricia
Professores e GGE

0 Comments:

Post a Comment




Copyright 2006 | Andreas02v2 Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Media center